PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A LUZ DA SALA

A LUZ DA SALA

Coloca a luz no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).
Nos evangelhos, é dito com insistência que nós somos luz. Luz para iluminar, para clarear a vida dos outros. Jesus se proclamou “luz do mundo”. Ele nos ilumina e nos faz também luz para o mundo. Nós, como cidadãos do Reino, pessoas abençoadas por Deus, somos testemunhas do amor de Deus, um sinal luminoso do seu Reino no mundo.
Nesse sentido, somos luz no mundo, cidade edificada na montanha, lamparina no lugar alto da casa. Testemunhamos que, em nossa pequenez, fomos resgatados por seu amor. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros. Luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido em suas vidas, à luz do nosso testemunho. Quem está peregrinando neste mundo, em nós pode encontrar uma referência, como um viajante que avista de longe a cidade sobre o monte e se localiza em seu trajeto. Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.
Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida (é o que nos dizem as bem-aventuranças). Você é bem-aventurado porque Deus lhe deu o seu Reino, fez-lhe seu filho/sua filha, consolou você em sua aflição. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.
Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.
Vamos guardar a mensagem de hoje
O Senhor com a sua graça e com sua Palavra enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala, estamos aí para iluminar a vida dos outros.
Coloca a luz no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).
Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece
Senhor Jesus,
Quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nosso coração e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja, da Eucaristia seja a luz que eu reflito para os que comigo convivem ou comigo se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro- 19.09.2016/25.09.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS