PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS SETE PECADOS DE HERODES

OS SETE PECADOS DE HERODES

Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 17).
Herodes era rei na Galileia, a região onde Jesus morava. Tinha construído uma cidade para sua capital à beira do Mar da Galileia. Era um monarca vassalo de Tibério César, imperador romano. Para agradá-lo, Herodes pôs o nome de sua capital de Tiberíades. Mantinha-se  à custa de impostos arrancados da população da Galileia.
Era o tempo do profeta João Batista. E o Batista andou criticando o rei por suas maldades e por sua vida familiar escandalosa: estava vivendo com a mulher do seu irmão Felipe.
Herodes é o tipo do mau governante. Olhando o que os evangelhos falam de Herodes, dá pra gente identificar os sete pecados dele.
1.   Supersticioso. Ao ouvir falar de Jesus, imaginou que era João Batista que tinha voltado. Ficou logo com medo.
2.   Escandaloso. João Batista bem que tinha razão. O rei devia dar exemplo, não viver maritalmente com a cunhada.
3.   Repressor. Ele mandou prender João Batista por causa das críticas que o profeta lhe fazia diante do povo. E queria matar João, só não o fez logo com medo da reação do povo. Mandou prender, amarrar, colocar na prisão o profeta desarmado.
4.   Aliado da elite. Na festa do seu aniversário, no seu palácio, estão presentes os convidados, gente graúda que o sustenta no trono, gente que se beneficia do seu governo.
5.   Leviano. Gostou da dança da mocinha, sua enteada, prometeu-lhe dar qualquer coisa que pedisse. Agiu com grande irresponsabilidade.
6.   Covarde. A mãe mandou a filha pedir a cabeça de João Batista em um prato. Ele ficou triste, mas não teve coragem de negar e voltar atrás diante dos convidados.
7.   Injusto. Mandou degolar João na prisão, um inocente, sem nenhum processo ou julgamento.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Por que será que o evangelho conta essa história da morte de João Batista com tantos detalhes, realçando os graves defeitos do governante Herodes? Com certeza, para enaltecer a figura do profeta João e o vigor de sua pregação que convocava todos a se converterem, do pequeno ao grande; e também para preparar o leitor para a perseguição que as autoridades de Jerusalém moveriam contra Jesus; e, certamente, também para nos alertar a respeito do perfil dos maus governantes de ontem e de hoje.
Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 17).
Vamos acolher a Palavra em prece
Senhor Jesus,
Lemos no evangelho, que quando soubeste desta morte cruel do teu primo João Batista, voltaste da Judeia para a Galileia, para a tua região, onde esses episódios tão tristes tinham ocorrido]. Não te deixaste intimidar. Pelo contrário, começaste a tua missão publicamente, pregando o Reino de Deus. É como quem diz, caiu um profeta, levanta-se outro. Senhor, teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro – 05.08.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS