PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Outro Defensor

O Outro Defensor

Não lhes deixarei órfãos. Eu virei a vocês (Jo 14, 18)

No Evangelho deste 6º domingo da páscoa, Jesus nos apresenta a presença e a ação do Espírito Santo. Jesus parte da nossa comunhão com ele e com o Pai. Ele está no Pai, nós estamos nele e ele em nós. Essa nossa união com Cristo ficou mais compreendida quando ele usou a comparação com a videira. Ele é a videira. Nós somos os ramos, estamos enxertados na videira que é ele mesmo. Quanto mais estamos unidos à videira e limpos para aderir ao tronco, mais podemos dar frutos. Os frutos vêm dessa permanência em Cristo, dessa união prolongada nele.


Talvez você ainda não esteja suficientemente convencido (a) disso. Você está unido a Cristo, não por merecimento de sua parte, claro, mas pelo amor de Cristo. E sua união com Cristo, é, por ele, também comunhão com o Pai. O seu amor a Cristo manifesta-se na observância dos seus mandamentos. E o mandamento dele é o amor ao próximo, como ele nos amou. O mandamento não é uma obrigação. Faço a vontade de Deus, como Jesus a faz, na liberdade e no amor. Uno-me ao Pai e ao seu filho, e realizo, no amor, a sua vontade.

Essas palavras de Jesus estão no contexto da despedida, capítulos  13 a 17. Por isso, Jesus revela que não nos deixará órfãos. Vai pedir e o Pai nos dará um outro Defensor. Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não conhece. Mas, nós o conhecemos. Nós o conhecemos porque ele permanece junto de nós e está em nós. O mundo é a humanidade decaída, subjugada pelo pecado, que reage contra Jesus e contra os seus seguidores. O mundo está sob o comando do pai da Mentira. Não reconhece Jesus que é a Verdade. Assim, não pode reconhecer o Espírito, que é o Espírito da Verdade. Mas, nós o conhecemos, porque conhecemos Jesus e seu amor por nós e pelo Pai.

Se voltarmos à comparação da Videira, podemos pensar que dessa sua comunhão com Cristo, como ramo na figueira, é-lhe comunicada a seiva, a vida. Podemos pensar no Espírito Santo, como essa comunicação da vida que lhe vem por meio de Jesus. Nas comunidades de Lucas, no seu evangelho e nos Atos dos Apóstolos, o Espírito é derramado no dia de Pentecostes. Mas, para o evangelista João, o Espírito nos é comunicado na cruz. É na cruz que o Senhor entrega o seu Espírito: “Pai, em tuas mãos, entrego o meu Espírito”. Do seu lado aberto, escorreram sangue e água: sangue do Sacrifício, que renovamos na Santa Missa; água da Vida Nova, que celebramos no Batismo. A carta de Pedro (segunda leitura de hoje), diz precisamente que Jesus morreu em sua existência humana, mas recebeu vida nova no Espírito. É o que aconteceu a você, no Batismo. Ali, lhe foi aplicada a redenção que vem da cruz de Cristo e desceu sobre você a vida nova no seu Espírito. No batismo, a água é o sinal sacramental da ação do Espírito que nos regenera, nos dando vida nova.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Então, podemos entender, com essas imagens do evangelho de São João, que o Espírito Santo, terceira pessoa da Trindade Santa, está em nós, permanece em nós. É o dom da vida nova que Jesus nos comunicou, com sua morte redentora. E é ele quem atualiza a presença de Cristo entre nós. Por sua ação, o Pai escuta a nossa oração elevada em nome de Cristo; a Palavra de Jesus que nós lemos torna-se palavra viva; a presença de Cristo na Eucaristia torna-se real; a missão de Jesus continua sua marcha por nossas pobres mãos. É o Espírito quem atualiza a presença de Cristo entre nós. De fato, Jesus não nos deixou órfãos.


Pe. João Carlos Ribeiro – 20.05.2017

2 comentários:

  1. Ainda bem que ele nos enviou o Espírito Santo para nos consolar e ajudar.

    ResponderExcluir
  2. É muito confortante saber q temos o espirito santo em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS