PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As três atitudes dos pastores

As três atitudes dos pastores

E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam (Lc  2, 18)

Ano novo. Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Dia Mundial da Paz. Temos muitas razões para ouvir, com entusiasmo e gratidão, a Palavra do Senhor nesse primeiro dia do ano.

Os pastores e a Virgem Maria estão em destaque no evangelho de hoje. Eles são um modelo para nós, nesse tempo de natal. Depois que o anjo do Senhor avisou aos pastores que Jesus tinha nascido, eles foram depressa a Belém e encontraram a criança na manjedoura, com seus pais. Eles contaram tudo o que tinham visto e ouvido sobre o menino, para maravilha de todos que os escutaram. Depois, eles voltaram louvando a Deus. E Maria guardou tudo aquilo no seu coração. É o evangelho de hoje.

A primeira atitude dos pastores foi ACOLHER a boa notícia que estava sendo anunciada pelo anjo.  Não somente acreditaram, mas  foram depressa a Belém, procurar a criança que nasceu na manjedoura. Foram depressa, sem demora, sem adiamentos. Foram e encontraram Jesus. Encontraram Maria, José e o menino na Manjedoura. A primeira atitude dos pastores foi acolher a novidade do anjo, seguir suas indicações para encontrar Jesus.  ACOLHER.

A segunda atitude deles, ao encontrar Jesus, foi CONTAR  tudo o que tinham ouvido sobre a criança, o que o anjo disse, o que os anjos cantaram num grande coral nos céus. Essa palavrinha “contaram” se repete no texto. Contar é dar testemunho, evangelizar narrando o que Deus fez por nós. A segunda atitude foi contar, narrar, testemunhar.  CONTAR.

A terceira atitude deles foi essa: voltaram glorificando e LOUVANDO  a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido. Louvaram a Deus pelo que o anjo lhes dissera, louvaram pelo coro dos anjos cantando a paz na terra, louvaram pelo que encontram na gruta de Belém, pela simplicidade e pela fé dos seus pais, pela pobreza da criança deitadinha na manjedoura. A terceira atitude foi louvar, glorificar, bendizer a Deus. LOUVAR.

Olha só o que Deus está nos ensinando hoje, início de ano, oitava do natal do Senhor: fazer como os pastores que encontraram Jesus: acolher, contar, louvar.

E Maria guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. É o que está escrito no evangelho. Que jeito maravilhoso de vivenciar o mistério no qual ela estava mergulhada. Que jeito maravilhoso pra você vivenciar esse mistério do Natal do Senhor no qual estamos mergulhados: guardar esses fatos e meditá-los no coração. E o que vamos guardar e meditar hoje? As três atitudes dos pastores: acolher, contar, louvar.

E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam (Lc  2, 18)

Pe. João Carlos Ribeiro

8 comentários:

  1. Jesus está no meio de nós amém

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus nos seus anjos e nos seus Santos!

    ResponderExcluir
  3. Noite feliz! Não importa se foi em 25 de dezembro o Seu nascimento Jesus. À nós o q importa, é q nos deste a salvação! Maria mãe decjesus e da Igreja, rogai por nós!!!

    ResponderExcluir
  4. Noite feliz! Não importa se foi em 25 de dezembro o Seu nascimento Jesus. À nós o q importa, é q nos deste a salvação! Maria mãe decjesus e da Igreja, rogai por nós!!!

    ResponderExcluir
  5. Que esse ano seja um ano de muita paz e saúde pra todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha, depois dos pastores foi a vez dos Reis Magos. A Boa Nova para todos, primeiro os humildes agora os magos.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha, depois dos pastores foi a vez dos Reis Magos. A Boa Nova para todos, primeiro os humildes agora os magos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS