PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Felizes os aflitos!

Felizes os aflitos!

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. (Mt 5, 4)


 Estamos no início do sermão da montanha, no evangelho de São Mateus. As bem-aventuranças são um grande manifesto do Reino de Deus. Em Mateus, contamos nove bem-aventuranças. Elas traçam o perfil do cidadão do Reino. São felizes em sua condição de sofrimento, pobreza, perseguição, aflição,..  porque é Deus quem lhes assegura todo bem: a terra, a paz, a justiça. Em sua fraqueza, em sua carência, experimentam o poder de Deus que vem em seu auxílio, cumulando-os de todo bem. O Reino é, assim, o dom de Deus na vida de quem se sente pequeno e sofredor.

Essa é a segunda bem-aventurança: “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados” (Mt 5, 4). Quem são os aflitos? São os que estão desesperados, os que estão se encontrando sem saída, os que chegaram ao seu limite. Não encontram mais solução, não conseguem mais resolver os problemas. Lembra o povo de Deus, perseguido pelos exércitos do Faraó, com o mar pela frente. Não pode voltar, nem pode mais avançar. Está em grande aflição. Eles não têm mais o que fazer. Ali, experimentando sua tremenda fraqueza, o povo faz experiência do poder libertador do seu Deus: o vento forte, durante toda a noite, baixa as águas e eles atravessam aquele braço de mar vermelho, alcançando a liberdade. E a maré volta a encher, para desgraça dos seus perseguidores. Os aflitos foram consolados, libertados.

Os aflitos são bem-aventurados, não porque a aflição seja uma coisa boa. Os aflitos são bem-aventurados, porque experimentam o poder libertador de Deus, ali mesmo no seu limite, na sua fraqueza, na condição de quem não pode mais nada. Enquanto a gente pode fazer alguma coisa, tenta, vai atrás, esperneia.... não sabe, por experiência própria, que afinal, todos os bens desta vida e da próxima, são dons de Deus: a vida, a liberdade, o amor, a paz, a felicidade, a prosperidade, o perdão, a eternidade. Na aflição, a gente descobre isso. Tudo é dom, apesar de nosso esforço e de nossa luta.

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. (Mt 5, 4)

Senhor nosso Deus,
Nem sempre nos damos conta da tua graça em nossa vida. Lutamos, trabalhamos, nos esforçamos... parece que tudo é conquista do nosso suor, de nossa inteligência, de nosso planejamento bem executado. Mas, a vida mesma nos reserva momentos de sofrimento, de impotência diante dos problemas, de fraqueza, de aflição. Aí nos damos conta, que tudo em nossa vida é graça, dom que nos chega por tuas mãos dadivosas. É quando o mar vermelho se abre diante de nós. É quando experimentamos o teu poder libertador protegendo, salvando, restaurando, consolando os teus filhos. Dá-nos, Senhor, aquele sentimento de gratidão que tomou conta do teu povo, do outro lado do mar; aquela reverência ao teu nome santo e poderoso que abre o coração em hinos e cânticos de louvor. Quero, Senhor, que esta certeza habite hoje o meu coração: tudo em nossa vida é dom de tuas mãos, tudo em nossa vida é graça. A ti, Pai Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre. 
Amém.


7 comentários:

  1. Louvado seja Deus por derramar tantas graças, tantas bênçãos sobre o seu povo pecador! É através delas que certamente O SENHOR espera de braços abertos o encontro com cada um de nós! Deus lhe ilumine sempre mais Padre João, pois o Espírito Santo faz morada no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Amém que Deus abençoe o senhor que esta em nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Amém que deus abénçoi o senhor que entra todos os dias em nossa casa trazendo a palavra do senhor Jesus

    ResponderExcluir
  4. Amem. Deus o abençoe cada dia mais.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS