07 março 2014

O que a cruz me diz

A gente se acostuma com a cruz, com o crucifixo, e termina por não prestar atenção no seu significado, no que está nos dizendo. A cruz é um sinal, uma chamada de atenção. Ela é uma permanente recordação dos eventos centrais de nossa fé. Ela nos fala de Jesus e de sua obra redentora. Quando eu vejo a cruz na casa de uma família cristã, ou numa igreja, ou numa reunião de cristãos, eu me sinto confortado, abraçado pelo amor de Deus que se manifestou na cruz de Cristo.

A cruz me traz à mente quatro palavras da Escritura. De verdade, a cruz me recorda quatro palavras do livro santo de nossa fé.

A primeira palavra é esta: O PAI ME AMA! Recorda o que está no Evangelho de São João : “Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). O PAI ME AMA! A cruz me fala do amor do Pai que, por amor, nos enviou o seu filho único. Que amor tão grande esse! Amou a mim, amou a você, amou o mundo que ele mesmo criou. Enviou o seu filho para restaurar a obra que foi desfigurada pelo pecado. Enviou Jesus como nosso guia no caminho de volta pra casa. A cruz é a prova desse amor do Pai. O PAI ME AMA!

E a  segunda palavra da Escritura que a cruz me lembra é: JESUS MORREU POR MIM! É o que Jesus falou: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,3). JESUS MORREU POR MIM! Que amor tão grande o levou à cruz! Na verdade, diz São Paulo, nós éramos inimigos de Deus. Ele deu o primeiro passo, ele mandou nos buscar. E Jesus nos chamou de amigos. Por nós, para nossa salvação, em nosso resgate ele aceitou a cruz, tomando o nosso lugar. JESUS MORREU POR MIM!

A terceira palavra da Escritura que a cruz me recorda é EU SOU DISCÍPULO DE JESUS! Ele mesmo nos disse isso: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. (Mt 16,24).  A cruz é um convite a seguir Jesus no meio das dificuldades da vida. A cruz é um convite a seguir Jesus, ser seu discípulo, aprender a viver com ele, refazer o seu caminho de fidelidade e amor. EU SOU DISCÍPULO DE JESUS!

A quarta palavra da Escritura que me vem à mente quando vejo uma cruz é esta: EU QUERO SER FIEL ATÉ O FIM! São Paulo tinha falado assim, na carta aos Filipenses: “Eu já disse isso a vocês muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo” (Fl 3, 18).  É uma chamada de atenção sobre o meu comportamento como cristão. E eu não quero, de nenhum modo, trair o amor de Deus. EU QUERO SER FIEL ATÉ O FIM!  

De fato, a cruz tem quatro direções (em cima, em baixo, à direita, à esquerda), assim pode muito bem me lembrar essas quatro palavras da Escritura: O PAI ME AMA - JESUS MORREU POR MIM EU SOU DISCÍPULO DE JESUS - E QUERO SER FIEL ATÉ O FIM.

Veja só!  A cruz, que tem um significado tão importante, não pode ser tratada como um enfeite qualquer ou como uma peça de decoração na parede de sua casa, no seu quarto ou no seu pescoço.


Pe. João Carlos Ribeiro – 07.03.14
Postar um comentário