PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Semana da Unidade

Semana da Unidade

Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A ocasião é a proximidade da festa de Pentecostes. 

Pentecostes foi o contrário de Babel. Foi e é. Babel foi a torre da discórdia, do desentendimento, da dispersão. O orgulho, os interesses particulares, o individualismo destruíram o projeto coletivo da torre que chegava aos céus. O resultado foi a dispersão por toda a terra. Em Pentecostes aconteceu o contrário. A nova torre elevou finalmente a humanidade aos céus. Na torre do cenáculo, venceu o espírito de humildade, de comunidade, de amor. O amor de Deus se derramou sobre todos, reunindo os dispersos, encorajando os tímidos, fazendo a comunhão dos diferentes. Em Babel, o povo se dispersou por toda a terra. Em Pentecostes, o povo disperso por todo o mundo convergiu para um só lugar, entendeu uma só língua, batizou-se na comunhão. 

Na Semana de Oração, os cristãos de diferentes denominações rezam pela unidade. Pela unidade do único corpo de Cristo. Neste ano, o tema da Semana da Unidade é um lema bíblico da Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios: "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo" (1ª Coríntios 15. 51 – 58).  É em Jesus que todos nos encontramos. Somos membros do seu corpo. Assim está na carta aos Efésios: "Ele, o ressuscitado, o glorificado à direita do Pai, é a cabeça do Corpo, que é a Igreja". Há uma única cabeça. E claro, um só corpo. Não somos corpos diferentes. Todos os cristãos pertencem a este único corpo. É questão de nos reconhecermos irmãos, membros uns dos outros, companheiros da mesma caminhada. Quanto mais nos aproximamos, nos respeitamos, nos entendemos mais respeitamos e honramos Cristo Jesus, cabeça da Igreja, seu Corpo místico. "Eu sou o caminho, a verdade, a vida", disse-nos ele. 

Em cada Missa, nós cristãos católicos rezamos pela unidade. Isto ocorre na oração antes da comunhão: "Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos, eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja. Dai-lhe, segundo o vosso desejo, a PAZ e a UNIDADE. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.".  "Dai-lhe, segundo o vosso desejo, a PAZ e a UNIDADE. É a prece dos cristãos comprometidos com o sonho de Jesus: um só rebanho e um só pastor.  

Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Empenhemo-nos nela. Para a glória de Cristo. E para o revigoramento do nosso testemunho no mundo de hoje. 

Pe. João Carlos Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS