PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A segurança da fé

A segurança da fé

A força que nos sustenta na vida é a fé. A fé em Deus. Mas não é qualquer fezinha não. Fé naquele que verdadeiramente nos ama e pôs Jesus Cristo no nosso caminho. E uma fé esclarecida. É o que a Igreja nos tenta passar nos cursos, encontros, jornadas, na catequese.  "Fé cega, faca amolada" – diz a música. Fé cega é uma arma perigosa, pode machucar. Fé esclarecida  é a fé inteligente, de quem conhece o que ama. E que ama o que conhece.

A fé é a nossa segurança. A fé nos fala do que não passa, do que o vendaval do tempo não leva. Nos fala daquele que sempre é... do Deus fiel, do Deus-Amor. E de seu plano de felicidade para cada um de nós. A fé é um dom, um presente de Deus. E a gente, com responsabilidade, tem que cuidar dela, para que ela possa ser cada dia mais robusta e forte. A gente só sente a importância da luz quando escurece, quando a noite chega. A fé é essa luz que nós carregamos. Há momentos em nossa vida em que a gente precisa demais dessa luz: momentos de dor, de solidão, de perplexidade, de trevas. A fé a nossa segurança.

Mas a fé precisa ser aprofundada.  Além de crer sinceramente, a gente precisa conhecer bem o que professa. Como escreveu São Pedro em sua carta: "saber dar as razões da nossa fé a quem nos solicitar". É aqui que entra o trabalho da catequese. Agora, não se pode mais pensar na catequese como coisa de criança. Catequese é a formação continuada de cada cristão para conhecer mais aquilo que crê e aprofundar a própria vida iluminada pela fé. Mas você não precisa esperar que apareça algum curso na sua comunidade. Leia a Biblia regularmente, acompanhe os programas religiosos, compre e leia um bom livro de formação cristã. Faça a parte que lhe toca. Você é a primeira pessoa responsável por sua formação religiosa.

São tantas as vozes a nos dizer como devemos viver, no que temos que buscar nesse mundo. São tantas setas apontando caminhos. Roberto Carlos bem que está certo: "Quem poderá dizer o caminho certo é você, meu Pai". A voz da fé, a palavra de Deus, o Evangelho de Jesus: aqui está o guia seguro para a completa realização humana. Assim, a gente não se perde. Assim a gente chega lá.

Nossa Senhora foi elogiada porque creu. "Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido": foi o elogio de Isabel. Maria é feliz porque acreditou, porque teve fé. A fé fez a diferença na vida de Maria de Nazaré. A fé faz a diferença na vida do discípulo de hoje. Se você avaliar que a sua fé ainda está muito pequena, reze com os discípulos de Jesus: "Eu creio Senhor, mas aumentai a minha fé".

Pe. João Carlos Ribeiro

2 comentários:

  1. meu nome e rosilene sou catolica e faço parte da comunidade cot(comunidade catolica obreiros da tardinha) asisto seu programa todos os dias gosto bastante das suas pregaçoes e comentarios na radio pois com estes me edificam e aumentam cada vez mais a minha fé em nosso senhor jesus, obrigada que deus lhe abençoe cada dia mais para conduzir as suas ovelhas no caminho da santidade.

    ResponderExcluir
  2. joão vicente26/1/12 17:18

    Obrigado padre João Carlos,escuto seu programa na radio toda manhã no caminho
    para o trabalho, e suas mensagens mim
    mostra cada vez mais, que só com amor ao
    proximo a familia, e principalmente a deus,
    poderemos cumprir nossa missão, que hoje
    entendo que é a de ser um misionario e tentar trazer para o rebanho a ovelha perdida,mesmo estando perdida com elas mas com com amor e fé também farei parte
    do reino de deus.
    joão vicente

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS