02 agosto 2011

A Igreja que começou com a criação

A Igreja existe desde a criação do mundo, ensinou Orígenes, um dos antigos padres da Igreja.  Ela já estava nos planos de Deus desde o início. A carta aos Efésios, no capítulo primeiro, traz um belo hino sobre a obra de Deus, em Cristo. (Efésios 1,4  "Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor" (Efésios 1,4)

 

Um dia, Deus resolveu que homens e mulheres poderiam viver com ele, ao seu lado, em grande harmonia e felicidade. "Um dia, Deus resolveu" é um modo humano de falar do desígnio de Deus. Quando ele criou a pessoa humana,  tinha em mente que estes seres, criados por amor, seriam seus herdeiros na felicidade e na glória. Desde o começo, ao criá-los, ele já tinha esse plano. E já criou a pessoa humana segundo o modelo do seu filho. Já nos fez à imagem e semelhança de Jesus.. "Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, para o louvor de sua glória" (Efésios 1,5-6). O seu filho, que já estava ao seu lado, seria o irmão mais velho de uma grande família. Fomos criados para sermos filhos e filhas, para herdar a felicidade de Deus, para viver na comunhão filial com ele. Quando o Pai começou criar o mundo, a Igreja já estava nascendo.

 

A Igreja nasceu, por primeiro, da obra do Pai. Deus Pai pensou em pessoas humanas participando de sua intimidade, vivendo do seu amor, como filhos e filhas ao lado do seu primogênito. Uma família completa, cheia de felicidade e plenitude. Povo em comunhão com ele. Isso não é outra coisa, é a Igreja. A igreja é  povo em comunhão com Deus, por meio de Cristo, no Espírito Santo. A missão criadora do pai foi o início da Igreja. O homem e a mulher estragaram o plano de Deus, não correspondendo aos seus propósitos, respondendo com infidelidade e desobediência ao seu amor. Foi aí que Jesus entrou na história, para não deixar o plano do Pai ser frustrado. Jesus assumiu a missão de salvar a obra do Pai, ameaçada pelo pecado da humanidade.

 

Senhor nosso Deus e Pai, nós te bendizemos pela Igreja de Cristo. Ela já estava em teus planos, desde o início do mundo. Tudo foi criado já pensando em Jesus. Tudo saiu conforme a sua imagem. Ele nos ensinou a rezar pedindo "santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu". É a nossa prece hoje, admirados com tua obra criadora, onde a igreja, como povo da comunhão, já estava presente em teus santos propósitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que pensa sobre isso?