25 novembro 2010

Dia Nacional de Ação de Graças

Dia Nacional de Ação de Graças
Roberto Carlos Favero - Revista Mundo Jovem

     Todo ano, na quarta quinta-feira de novembro, no mundo inteiro se celebra o Dia Nacional de Ação de graças. Certamente, temos muito a agradecer a Deus, pois em nossas vidas muitas graças acontecem, por mais que às vezes as vozes do ceticismo e da desesperança queiram falar mais alto em nós.

     Deus, nosso criador, quer que seus filhos e filhas vivam em Paz, como irmãos e irmãs. Se esta é a vontade do Criador, quem somos nós para desafiá-la? E, no entanto, nós a desafiamos quando maltratamos a natureza, discriminamos os pequenos, as pessoas mais simples, nos omitimos frente às injustiças sociais, ofendemos e praticamos atos de violência contra nosso próximo, consciente ou inconscientemente.

     Hoje, a nossa civilização industrial fornece a produção e o crescimento da riqueza, porém o mau uso destes recursos incentivam a desumanização do ser humano, tornando-o mero produtor e consumidor. O aquecimento global mostra que nosso egoísmo em consumir desordenadamente compromete a vida humana na Terra. Os valores do cristianismo sempre apontaram para uma defesa da natureza que é a casa de todos e, mais do que nunca, hoje, não podem ser relativizados ou descartados.

     Enquanto cada grupo pretende ser dono exclusivo da verdade diante da exploração desordenada e do desenvolvimento insustentável, o ideal da paz e da solidariedade universal permanece inatingível.

     A regra maior consiste, pois, em sermos amigos construtores do mundo, humanizando-o constantemente. Isto é tarefa de cada pessoa: promover todos os sinais da vida contra os mecanismos de destruição e de morte.

     A Celebração do Dia de Ação de Graças é um convite para todos os líderes religiosos, lideranças políticas, operários, industriários, agricultores, educadores, alunos para despertar em todas as pessoas e comunidades o senso de responsabilidade.

     Compartilhando entre todos o reconhecimento de que os seres humanos -independentemente de religião, raça, sexo e origem étnica - têm direito à Educação e às oportunidades de obter uma subsistência segura e sustentável. Enfim, nosso compromisso com a Paz no planeta Terra significa cuidar para que todos tenham direito à grande obra do Criador: A VIDA

     Todos os seres humanos são convidados a bendizer a DEUS, Criador e Pai, conforme diz o cântico do profeta : "Bendizei o Senhor, obras do Senhor" (Dn.3,57).

     Intensificamos neste dia especial nossa gratidão, pois um coração agradecido é um coração de esperança e de paz. Participe dessa celebração, agradeça ao maior presente: a vida.

Roberto Carlos Favero,
padre e mestre em Filosofia


--
 
Pe. João Carlos Ribeiro
Colégio Salesiano Sagrado Coração
Rua Dom Bosco, 551 - CEP 50070-070 RECIFE - PE