03 abril 2008

A igreja conta com vocês!

SALESIANOS EM AUDIÊNCIA COM O PAPA


Em 05 ônibus, deixamos a Pisana, dirijindo-nos ao Vaticano para um audiência com o Papa. Pisana é a Casa Geral, onde estamos realizando o 26º Capítulo Geral da Congregação Salesiana. Os 233 capitulares, representando os quase 16 mil salesianos presentes em 129 nações, entramos na Basílica de São Pedro e fomos direto ao lugar onde está a imagem de Dom Bosco, para uma breve oração. Em seguida, rezamos o Credo diante do altar da confissão, o altar central construído sobre o túmulo de Pedro. Meia hora depois estávamos na Sala Clementina, aguardando o Papa para a audiência.

Acolhemos Bento XVI com muitas palmas e a saudação do Reitor Mor apresentando o novo Conselho Geral recentemente eleito e acentuando o sentimento de comunhão com a Igreja que anima os salesianos, à imitação de Dom Bosco. Acolhemos a mensagem do Papa como um estímulo ao nosso trabalho no Capítulo, que se propõe a reacender a paixão apostólica de Dom Bosco a serviço dos jovens de hoje.

O Pontífice recordou os desafios do mundo de hoje, acentuando sobretudo o avanço do processo de secularização na cultura contemporânea. Confirmou o grande apreço que a Igreja tem para com a vida consagrada, como seguimento de Jesus. Estimulou-nos à fidelidade à nossa vocação e ao nosso carisma. E pediu: “a vida espiritual deve estar em primeiro lugar na vida de vocês”. Disse ainda que o florescimento da Congregação vai depender da nossa fidelidade ao Evangelho e às nossas Constituições, de um teor de vida austero e simpes, do amor fiel à Igreja e do generoso dom de nós mesmos aos jovens, especialmente os sem oportunidade.

Uma outra frase do Papa não pode ser esquecida: “O salesiano precisa ter o coração aberto para identificar as novas necessidades dos jovens e escutar o seu pedido de ajuda, deixando eventualmente a outros os campos de intervenção pastoral já consolidados”. Estimulou-nos ainda ao empenho na formação de leigos com coração apostólico. E, chamando atenção para a grande urgência da educação nos dias de hoje, insistiu que nos dedicássemos de maneira especial à formação das famílias. “A pastoral juvenil de vocês tem que se abrir decisavamente à pastoral familiar”, disse textualmente.

A formação dos salesianos foi o último ponto tratado pelo Pontífice. “Não se contentar com a mediocridade”, disse ele. E mais: superar as fragilidades vocacionais, favorecer acompanhamento espiritual e garantir qualificação educativa e pastoral a todos os membros.

A visita ao Papa foi mais um capítulo do nosso Capítulo. Ele é mais do que uma assembléia que vai produzir um bom documento de orientação para a missão salesiana. É também um momento especial de formação para todos nós, lideranças do mundo salesiano.

A audiência aconteceu no dia 31 de março de 2008.
Posted by Picasa