PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Domngo de Ramos e da Juventude

Domngo de Ramos e da Juventude

Assisti hoje, 16 de março, às cerimônias do Domingo de Ramos, na praça de São Pedro, no Vaticano. A comemoração do domingo de Ramos tem sido também a data para a celebração da Jornada Mundial da Juventude. A data celebrada em todas as dioceses prestigia a juventude, como aconteceu hoje aqui em Roma, com milhares de jovens presentes à celebração de Ramos e da Paixão, presidida pelo Papa Bento XVI. Em preparação à grande jornada mundial que vai acontecer em julho próximo em Sidney, na Austrália, o Papa divulgou uma mensagem de preparação com o tema “Vocês receberão a força do Espírito Santo que descerá sobre vocês e serão minhas testemunhas”. Na Praça de São Pedro, no final da celebração, o Papa cumprimentou os jovens europeus presentes e insistentemente os convidou ao grande encontro de Sidney: “Lá os espero, numerosos”.

Gostei muito da celebração, da participação das pessoas, especialmente do clima de oração e atenção que os numerosos adolescentes e jovens mostraram. Sobre propriamente a ocorrência da celebração da Jornada da Juventude, havia um sub-título no livrinho que foi distribuído para o acompanhamento da liturgia, a mensagem do Papa para esta XXIII Jornada (várias páginas, em preparação do grande encontro de Sidney) e palavras de saudação, em várias línguas, estimulando a preparação para o encontro da Austrália. E um grupo bom de jovens tomou parte na procissão com os ramos em direção ao altar. Pena que nenhum jovem participou como leitor, ou mesmo na procissão do ofertório e nas preces. Foram mais figurantes que pessoas envolvidas ativamente na liturgia. Menos mal que ao final, mostraram sua presença com gritos e vivas e manifestações barulhentas de apreço ao Papa. Mas, no mais, foram bons expectadores. Poderiam ter tido mais espaço, penso eu.

E você, o que pensa? O que pode partilhar conosco a respeito deste assunto?
Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Creio que esta consideração do padre joão carlos tem tudo a ver. É certo que houve uma vigília na véspera com milhares de jovens. Mas no domingo de Ramos, os jovens poderiam ter assumido alguma animação na celebração. Ficaria mais visível o interesse da Igreja por eles. E a participação delees na Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Há uma forma peculiar da nossa igreja tratar os jovens: è fomentada na juventude a esperança de um futuro sem viver o presente. A consequência sempre foi um idoso preso no passado sem viver novamente o presente. Precisamos dize-los e reconhece-los o seu devido valor. Assim, sendo, suas dores, seus sonhos, seus desafios poderão ser uma preocupação de todos e não apenas assuntos de muitos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS